sábado, 28 de dezembro de 2013

[Resenha Editora Intrínseca] A Culpa é das Estrelas - John Green

A Culpa é das EstrelasTítulo original: The Fault in Our Star
Série: #
Autor: John Green
Editora: Editora Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 288
Skoob
    

É um livro que estava na minha lista de desejados há um bom tempo, junto com outros livros do John Green (que na época só tinha lançado aqui Quem é Você, Alasca?), mas nunca tive a oportunidade de ler. E de uns tempos pra cá esse livro ficou tão famoso e eu pensei "Oh, não posso ser a única a não ler, quero agora!". Na verdade não aconteceu naquele momento, realmente esperei mais um bom tempo para poder ler. Consegui uma troca no skoob e ual, meu lindo e perfeito e azul (cor preferida) A Culpa é das Estrelas finalmente chegou em minhas mãos.

Hazel Grace - Só Hazel! - luta a três anos contra um câncer terminal, que muitas vezes a faz pensar que a qualquer momento pode morrer, como se fosse uma bomba. Além de tudo, ela precisa sair carregando por todos os lados um cilindro de oxigênio, que tem até nome, ele é o Felipe. Mas o pior não é tudo isso, e sim ver seus pais sofrendo e "perdendo" a vida para cuidar dela. Sua mãe praticamente vive a vida da filha. Não que Hazel seja infeliz, mas conhecer um garoto seria uma coisa muito boa...

Então tudo muda, quando, por insistência da mãe, Hazel volta a ir ao grupo de apoio para jovens com câncer e conhece Augustus Waters. Hazel já estava cansada de ir a esse tal grupo, não aguentava mais as mesmas coisas que o Patrick (o "líder") falava e não aguentava muito menos ele falar do seu câncer nas bolas. Mas naquele dia foi diferente, um garoto muito bonito olhava para ela (sempre assim, a menina se acha feia, mas mesmo assim o garoto bonito gosta dela). Bem assanhadinho pro meu gosto senhor Augustus.
"Cada sílaba que saía da boca dele flertava comigo. O.k., ele meio que me deixava excitada. Eu nem sabia que garotos podiam me deixar excitada - pelo menos não, tipo, na vida real." 
Gus, como é chamado, também sofreu de câncer e perdeu uma perna. Mas ele estava ali só para acompanhar seu amigo Isaac, um garoto quase cego e que trocava alguns suspiros irônicos com Hazel.

Logo no primeiro dia, Hazel e Gus se aproximam e daí surge um sentimento. É tão natural, você conhecer o cara agora e daqui a pouco está na casa dele assistindo um filme... Não é verdade?! *ironia* E se fosse um maníaco? Mas isso é um livro...
"Ah, eu não ia me importar, Hazel Grace. Seria uma honra ter o coração partido por você."
Acontece tanta coisa além do romance deles, mas esse é mais ou menos o núcleo, e eu não quero dizer mais nada porque se você ainda não leu TEM QUE LER AGORA!

Eu só tive uma decepção, e pra mim foi a maior decepção de todas. Já li muitos livros e nunca fiquei tão decepcionada quando li o final desse. Não por ser ruim ou por eu não ter gostado, e sim porque uma amiga me contou o que iria acontecer. Ela me deu spoiler. Eu poderia ter a matado ali mesmo, no ponto de ônibus. Lembro até hoje aquela cena... Um dia me vingarei. Se você leu, sabe bem o que acontece, a morte. E eu queria ler para saber quem iria morrer e não ficar sabendo. Foi decepcionante isso. E na hora, quando eu estava lendo, não teve realmente aquela tristeza, porque eu já tinha sofrido antes e já estava esperando.

Eu preciso dizer que eu odeio câncer! Gostaria que isso não existisse. Isso só traz tristeza e dor, muitas vezes muito mais para as pessoas ao redor de quem tem câncer, para as pessoas que as ama. Coisas assim parece que só acontecem para pessoas boas... Isso é injusto.

Mas voltando ao livro. A Culpa é das Estrelas é perfeito, fofo, triste, emocionante e uma história que te tira sorrisos, suspiros e lágrimas. Só me arrependo de ter demorado tanto para apreciar essa história.

Okay?
Okay.