quarta-feira, 6 de junho de 2012

Wake - Lisa McMann

Wake - DespertarTítulo original: Wake
Série: Wake #1
Autor: Lisa McMann
Editora: Novo Século
Ano: 2010
Páginas: 205
Skoob Compare preços: Buscapé


Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...
Janie tem um dom nada comum (diga-me qual dom é comum?), o de entrar nos sonhos das pessoas. Mas ela não faz isso por querer, isso simplesmente acontece, sem menos ela esperar. A garota só tem 17 anos e isso começou bem cedo, com apenas 8 ou 9 anos (se não me engano), não deve ser nada fácil ter que aturar isso por tanto tempo... Mas é o que ela faz, ela não tem escolhas. No entanto, essa coisa de ser sugada para dentro dos sonhos não é só o que parece...
"Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." - Cassandra Clare, autora de Os Instrumentos Mortais.

Eu achei esse livro muito bom, até poderia ser ótimo (pra mim), mas não gostei tanto de algumas partes e ficava bem confuso às vezes. Só por isso não gostei mais. A autora tem um jeito diferente de escrever, se não estou enganada, o jeito que ela escreve é terceira pessoa no presente (mas não sei ao certo). E eu achei bem diferente... Não ruim, mas diferente. Mas acho que foi isso que deixou meio confuso. As coisas, às vezes, acontece rápido demais, ela não explica direito, falta os detalhes (mas isso não é em todo o livro), e os personagens não são tão construídos. Não são tão construídos, mas tem uns legais, por exemplo; o Cabel, meu Deus, Cabel. Ele é perfeitinho, eu amei ele, gostei mais dele do que da Janie.

Mas é fato, Lisa inventou uma história bem interessante. Que chama a atenção. Sonhos. Sonhos. Digo que isso é uma coisa que chama a atenção... Pra mim chamou. Antes, eu tinha grandes expectativas quanto a esse livro, contudo, depois de um tempo foi diminuindo e só agora eu consegui lê-lo, e achei bom as minhas expectativas não estarem tãaao lá em cima, porque se não teria me decepcionado (talvez).

Porém, o livro tem um grande defeito (ou vários). E foi cometido pela editora, pelos revisores... Em vários momentos as falas se misturam com a narração e você fica confuso em relação ao que está escrito, aí você tem que voltar pra ver ler aquilo de novo e ver se era aquilo mesmo. Isso foi horrível pra mim. Eu não sei se isso foi algo dessa edição que eu li, espero que nas outras edições que eles fizeram esses errinhos tenham sido corrigidos. Fora isso, nenhuma outra coisa me incomodou.

Portanto, o livro é bom. Muitos leram e não gostaram, mas a minha opinião é essa, eu gostei. Na maioria das vezes eu gosto de livros que as pessoas não gostaram. Estranho, não?


"Linguagem enxuta, desenvolvimento rápido de personagens e circunstâncias misteriosas conduzem a narrativa para uma ágil e... satisfatória conclusão. McMann também dá atenção especial para a ciência dos sonhos." - School Library Journal
Beijos,
até a próxima.