domingo, 14 de outubro de 2012

[Resenha Editora Intrínseca] Delírio - Lauren Oliver

DelírioTítulo original:  Delirium
Série: Delírio #1
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 352
Skoob Compare preços: Buscapé 


Um mundo completamente mudado. Amor? O que é amor? Ninguém sabe... O amor não existe mais, ele é uma doença. Mas existe a cura, porém, será mesmo essa a melhor opção? Ser curado?


"Amor: uma única palavra, algo delicado, uma palavra que não é mais larga ou longa que uma lâmina. É o que ela é: uma lâmina, uma navalha. Ela corre pelo centro de sua vida, cortando tudo em duas partes. Antes e depois. O restante do mundo cai em ambos os lados."

Lena Haloway sonha com o dia da sua intervenção, o dia que ela será curada - ela conta até os dias que faltam. Ela não quer ser igual sua mãe, que se suicidou porque tinha o famoso amor deliria nervosa. Quer ser normal, ser feliz igual a todos. Até que Alex aparece...


"Amor, a mais mortal das coisas mortais: mata quando você tem e quando você não tem. (...) Amor: ele vai matá-lo e salvá-lo, ao mesmo tempo."

Lena nunca pensou que poderia sofrer do amor deliria nervosa. Mas os dois apaixonados quebram barreiras e começam a se encontrar as escondidas. Se fossem pegos, poderia acontecer algo não tão grave como antecipar a intervenção ou algo muito mais rígido como ir para as Criptas - ou às vezes até não -, caso eles não cooperassem.


"-Sabe que não é possível ser feliz a não ser que às vezes se sinta infeliz, certo? (...) - Não é possível ser feliz realmente a não ser que às vezes se sinta infeliz. Você sabe disso, certo?"

Romance, descobertas, aventura... Três coisas que não faltam nesse livro. O romance de Alex e Lena é fofo. Pensar que eles já se conheciam e nunca tinha se "olhado com outros olhos", isso é uma prova que tem hora, lugar para tudo. Com a ajuda de Alex, Lena descobriu uma coisa que eu fiquei bem curiosa para saber o que aconteceu de verdade. Acho que no próximo livro a autora fale sobre. E a aventura, nas fugas à noite, os dias fugindo, o final...
E que final! A autora quer matar do coração mesmo. O ruim de chegar ao final é isso, a ansiedade para a continuação.

Preciso dizer que é um livro muito bom, maravilhoso. A forma que a autora conduziu foi excelente, em nenhum momento achei que estava sem graça, monótono. Achei também uma história original, já que no "mundo" distópico a maioria dos livros fala de luta - não especificamente de luta, mas aquela guerrinha entre grupos e tal - ou essas coisas. Calma, eu sei que não são todos assim, mas é maioria.
Como é uma sociedade diferente, os curados são chatos. Parece que são sem vida, sabe? Então as personagens não cativam, só a Lena, Alex, Hana e Grace, mesmo Grace não falando, dá pra perceber que ela é uma personagem boa. Fora isso, nada que eu não tenha gostado.

O livro é lindo, capa muito bem feita. É de uma cor bonita, azul meio verde (nunca sei as cores certas, mas bem que parece essas cores) e apesar de a diagramação ser simples é bem bonita.

Beijos,
até a próxima.