terça-feira, 23 de agosto de 2011

|| Entrevistando || Liana Cupini

Fiz uma entrevista super legal com a autora de Estigmas da Luz e Antes Tarde que mais Tarde, Liana Cupini. Ela é parceira aqui do blog e recentemente li seu livro e fiz resenha aqui. Liana fala mais sobre os seus livros, próximos projetos e seus gostos.
 Liana Cupini, natural de São Paulo - SP, nasceu em 11 de Fevereiro de 1984. Formada em Comunicação Social (Publicidade), estudou Comércio Exterior e tem MBA em Recursos Humanos.

1. Liana, nos diga um pouco mais sobre você. Na sua infância ou adolescência, você lia livros? 
Bom, eu tenho 27 aninhos, ou seja, eu faço parte da Geração HP!! Eu sou da época que se esperava 1 ano para ter o livro no Brasil, e ainda em inglês, rs... mas vou te falar que eu leio de tudo. Não gosto muito de Drama e Romance histórico (apesar de adorar Apátrida e O Caçador de Pipas, entre outros). Mas eu sempre gostei de ler e sempre li muito!!

2. Além de livros, você assiste a filmes ou seriados? Qual mais gosta?
Eu sofri 8 anos com Friends, rs.... e dei muitas risadas... mas a lista vai ser grande... sou da época de Barrados no Baile, na Globo!!
E amo Two and a Half Men, The Big Bang Theory, House, The Good Wife, Supernatural, etc, etc, etc.... e estou ficando doente na dúvida se leio ou não o Guerra dos Tronos, pq eu amei a série, mas sei que ela ainda não esta acabada o.0

3. Quando foi que você realmente viu que levava jeito para escrever?
Quando eu comentei com um amigo meu que estava escrevendo um livro, ele pediu para ler, e começou a fazer o meu trabalho para eu ter mais tempo para escrever, rs... Ele me cobrava no mínimo 5 páginas por dia, discutíamos horas sobre meu livro, ai eu pensei "não vai voltar pra gaveta, esse eu ainda vou ver publicado!!". E deu certo!!

4. O que te inspirou para escrever? 
O preconceito. Eu sou filha de mãe branca e pai moreno. E as pessoas nunca me falam que eu sou morena. Sim, eu tenho a pele clara, mas tbm tenho o cabelo super hiper mega cacheado, o nariz chato (minha cunhada diz que é de "leãozinho", rs) e os lábios grossos. Mas parece que é feio falar isso, que uma pessoa é morena. Ai eu resolvi colocar isso no papel, com um contexto, e as idéias foram surgindo e se transformaram no Estigmas da Luz!

5. Na hora de escrever, você faz alguma coisa? Tipo, escutar uma música, ler trechos de outros livros ou algo diferente?
Não, eu nem leio o mesmo gênero que eu estou escrevendo para não me influenciar. Eu me jogo tanto na escrita que minha mãe fala comigo e eu chego a não ouvir (ta, depois de 10 minutos ela se faz ouvir, mas ai ela esta brava e eu nem sei o porque...)....
6. Você tem um projeto em mente? Pretende lançar outros livros?
Esse ano lanço um infantil com o escritor Allan Pitz, um infantil meu, o Guardiões, um chick lit com a escritora Carolina Estrella, e... bom, acho que já esta bom, né?? rs...

7. Dos seus dois livros, só li Antes Tarde que mais Tarde e, gostei muito. Como você decidiu criar aquela história? A personagem? 
Ela surgiu. Eu gosto muito de signos e quando eu li que tinha entrado um novo signo, demorei algumas semanas pra entender bem isso. Ai, eu fiquei pensando que se eu, que só gosto, fiquei daquele jeito, quem era fanático (e tem muita gente por ai, rs) devia ter pirado. Juntei isso com a crise dos 30 anos (pq eu com 27 ainda sou uma menina, rs...) e pronto: Karla Kristina surgiu!!

8. A Karla Kristina tem algo em comum com você? 
Claro! Mas não posso contar, né? Brincadeira... Eu gosto de signos, pizza (mas não tenho uma pizza só minha, sempre troco o sabor), tenho uma melhor amiga, não tenho um amigo gay (mas já tive, é que agora ele mora mto longe...) e o lance da maquiagem aconteceu comigo no Shopping Pátio Paulista (estive lá no sábado, 20/08 pro Clube do Livro do The Five, e revivi tudo aquilo, rs). Mas tem muita coisa diferente tbm: eu me amo, acima de tudo, estou super bem com o meu corpo, sou sedentária e vou ser por mais um bom tempo, rs... e assim vai!!

9. A série Luz e Escuridão vai ter quantos livros? Vai ser de continuações, ou vai ser outras histórias?
O Estigmas da Luz virou série pq é uma longa história. Na vdd, a história mesmo só vai começar agora, pq no primeiro eu apresento os personagens e o universo nefilim que eu criei!! São 3 livros: Estigmas, Guardiões e O Reino.

10. Depois que você virou escritora, o que mudou em sua vida?
Os paparazzis, o assedio do público, nada... rs... mentira. Minhas amiga agora me ligam mais, sempre me cobrando cd o resto do Estigmas, a continuação do ATMT, rs... ser amiga é ter privilégios, como elas me dizem... é saber o que esta por vir.... Mas ainda tenho uma vida normal, até pq não vivo (infelizmente) só dos livros, eu trabalho tbm!!

11. No mundo literário, qual é o livro que você leu e mais gostou? E qual que não gostou?  Eu acho que o livro é um momento único e seu. E vc gosta de livros que lê no momento certo, e não gosta quando erra a escolha. Se vc estiver triste, pode ler um chick lit e odiá-lo. Não pq o livro não é bom, mas pq naquele momento, não era aquilo que vc queria ler. Por isso, eu sempre dou uma chance a mais para os livros que não gosto numa primeira vez. Só se eu ver o filme (caso do Marley e Eu) que depois eu perco o interesse no livro!

12. A nossa entrevista está acabando, quer deixar algumas palavras aos leitores? 
Quero agradecer! O carinho é imenso!! As mensagens, críticas, resenhas... tudo é tão positivo que chega a me dar medo, rs!! Mas espero sempre dar o melhor de mim, e continuar a receber essas críticas maravilhosas...

Dê uma chance para os livros nacionais! Vc vai se surpreender!!!

13. Muito obrigada pela oportunidade de tê-la entrevistado, espero logo poder ler um outro título seu.
Eu que agradeço a entrevista tão fofa e completa!! Bjaoooooo



Mais sobre ela e seus livros aqui.