sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Preço de uma Lição - Federico Devito e Gutti Mendonça

Título original: O Preço de Uma Lição - Às vezes amar muito não basta
Série: #
Autor: Federico Devito e Gutti Mendonça
Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 366
Skoob Compre: Saraiva | Submarino | Americanas | Compare
Nota: 


O Preço de Uma Lição
Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


Acho que (quase) todo mundo sabe que o protagonista desse livro não tem nome. Sim, é muito estranho, mas ele não tem. Fico pensando, com certeza o que se passou com o menino sem nome aconteceu com um dos autores, ou foi baseado em alguma coisa que aconteceu com eles.

Vocês devem ter visto minha nota, né? Eu fiquei em dúvida em que nota eu iria colocar, dois ou três, e decidi por colocar essa. Queria muito gostar desse livro, muito mesmo, criei expectativas e disse pra mim mesma que iria gostar do livro, mas olha o que aconteceu. Acabei não gostando.
Sabe aquele livro que começa chato, aí fica mais ou menos legal, e no final fica chato de novo? Então, basicamente é isso.
A narração é muita arrastada, muito sem graça. Demora muito para as coisas acontecerem, e raramente acontece algo legal. Fica muito tempo na mesma coisa, aí depois saí daquilo que está acontecendo e vai pra outro momento completamente diferente, e você fica perdido.
Não gostei desse livro, mas se os autores resolverem escrever outro (descobri que eles já estão escrevendo outro) vou querer dar uma chance. Esse é o primeiro livro deles, e nem sempre acertamos na primeira vez. Certo?

O garoto sem nome é um pegador, saí com todas as garotas, e nunca se apaixonou de verdade. Quando ele está em um churrasco, com uma garota, ele acaba se apaixonando a primeira vista. Ele não acreditava nisso de se apaixonar a primeira vista, até que aconteceu com ele. Só que eles não se conheciam, mas ele deu um jeito de isso acontecer. A garota tem 15 anos e ele 20, sentiu a diferença? Mas isso não é nada quando se está apaixonado. Ele fica louco por ela, completamente besta de amor, faz tudo pela garota e no quê tudo isso dá? Em término.

"- Enquanto existir um motivo para ficar com ela, prefiro apostar nesse motivo - disse provocando silêncio. Luciano demorou a responder."
Com eles separados o livro fica mais legal, rs. A garota não quer mais saber dele, mas ele ainda a ama muito. O fim do namoro foi um mistério, a Juliana (que é a garota) não disse o porquê de ter terminado o namoro de dois anos. E ele ficava se perguntando o que tinha acontecido para ela não o querer mais.

"... Comecei a me perguntar se Juliana não estaria fazendo o mesmo que diz com tantas outras garotas. Será que ela estava apenas curtindo a vida? Era verdade, ela era fechada mesmo, mas a ponto de não falar sobre seus sentimentos de nenhuma forma?"
Acho que isso é um spoiler, haha. O protagonista resolve então escrever um livro para dar para a Juliana, e adivinha só. Esse é o livro que ele estava escrevendo. Ele relembrou tudo, tudo o que aconteceu do começo da vida dele, dos relacionamentos e dos momentos juntos, para escrever esse livro.
Eu ia falar o que acontece no final, mas acho melhor não. Não quero mais soltar spoilers, hehe.


Uma coisa super positiva no livro é a capa, rs. Ela é muito bonita, gostei muito, mas a capa não faz diferença quando o livro não é bom.
Mas o que também não é ruim, os personagens. Gostei de quase todos, menos umas garotas que eram muito chatas. Mas o protagonista é bem legal, ele não é chato e nem nada, gostei dele...



É horrível ter que falar isso do livro, mas tenho que ser verdadeira, né? E sei, minha resenha não está boa, rs. É que quando eu não gosto do livro, eu não consigo fazer uma resenha decente, e foi isso que saiu... ):


Beijos,
até a próxima.